If I Stay de Gayle Forman

Dados do livro If I Stay

If I Stay é um livro que estava na minha lista de livros para ler há um bom tempo. Quando o filme foi lançado eu decidi que era hora de ler o livro pra assistir o filme, coisa que eu ainda não fiz porque a faculdade não deixou!

“I realize now that dying is easy. Living is hard.”

 

enredo e personagens2

If I Stay de Gayle Forman conta a história de Mia, uma adolescente que ama tocar o violoncelo, o que faz com que ela se sinta um pouco como um peixe fora da água na sua família que é toda amante do punk. Mesmo assim, Mia ama seus pais e seu o irmão mais novo, Teddy. Mia também tem em sua vida um namorado, Adam, que toca em uma banda de rock que está começando a ficar famosa.

A história começa com um simples café da manhã e a família decide ir visitar uns amigos, já que não vai ter escola no dia por causa da neve. Então, tudo muda. Acontece um acidente de carro e de repente Mia se encontra na beira da estrada olhando para os corpos dos pais e o corpo dela mesma. Pelas próximas 24 horas ela segue seu corpo e todas as pessoas a sua volta como uma espectadora, incapaz de comunicar com alguém ou de fazer qualquer coisa para mudar sua situação. Quando uma enfermeira diz para os avós dela que “Ela é que está comandando o show.” (tradução minha), Mia entende que a decisão entre a vida e a morte é somente dela.

O que eu achei

Eu amei esse livro por causa da maneira com ele lida com algo tão grande, vida ou morte? E nós podemos mesmo escolher? Mia se encontra em um espaço entre-vidas, uma sem dor e com sua família, e a outra com dor e a perda da sua família. Sua decisão é muito difícil de ser tomada. Enquanto ela está no hospital ela se lembra de muitos momentos da vida dela com a família, o leitor consegue sentir quanto amor existia entre eles e como vai ser dolorido para a Mia acordar sozinha, sabendo que eles se foram para sempre. As duas coisas que fazem ela hesitar são o Adam e a música. Ela ama o namorado, e ela ama tocar. Música é a outro elemento que torna esse livro tão especial. Há tanta música nele, e tem tanto significado para ela na história que qualquer amante da música vai gostar de ler esse livro.

Se Eu Ficar foi certamente uma leitura excelente e eu vou ler o próximo livro da série, Where She Went, assim que possível. Eu recomendo esse livro para todos os amantes da música por aí e para aqueles que querem ler uma história emocionalmente intensa que vai te deixar grudado nas páginas.

capa de Se Eu FicarIf I Stay foi publicado no Brasil como Se Eu Ficar pela Editora Novo Conceito. A continuação foi laçada em outubro como Para Onde Ela Foi, também pela Editora Novo Conceito.

 

“Sometimes you make choices in life and sometimes choices make you.”

vectors by br.freepik.com

Deixe um comentário

